História da Banda

A banda que esta em turnê de lançamento do novo CD “Depois da guerra”, já tem uma longa historia de lutas e glórias. Com o estilo definido no rock a banda já passou por vários subgêneros do estilo, variando do Hard Rock ao metal progressivo. Com 4 discos de ouro, um de platina, diversas turnês pela América do Sul, Estados Unidos e Europa... Resultando uma caminhada de 21 anos pela estrada.

Foi em São Paulo no ano de 1987, na Igreja Cristo Salva, ministério também conhecido como "Igreja do tio Cássio" que começava a grande trajetória de um grupo de músicos roqueiros e adoradores de Cristo. Nesta época ainda eram apenas chamados de grupo três "G3" devido o numero do grupo de louvor pelo qual faziam parte na igreja que freqüentavam.

A banda que já passou por diversas formações já teve ao todo 15 integrantes. Inicialmente contava apenas com 3: Juninho Afram Guitarrista, Valter Lopes Baterista e Maradona Baixista. Logo integraram a banda dois vocalistas : Luciano Manga e Túlio Régis. Nessa época já tinham deixado de chamar apenas G3 “Grupo Três” e tinham passado a se chamar Oficina G3 nome que significa segundo os integrantes, “O poder que Deus tem de consertar e restaurar o que está quebrado.” Nesse período a banda estava na fase do seu primeiro trabalho, ainda na época do vinil, que foi o disco "Oficina G3 Ao vivo" no ano de 1990. Seguido do primeiro álbum de Estúdio, esse já em formato de cd, gravado em 1993, chamado "Nada é tão Velho Nada é tão Novo"

Devido o rock e o visual adotado pelos integrantes com tatuagens, brincos, piercings e cabelos compridos, o grupo no começo da carreira passou por discriminações do meio secular e até mesmo de igrejas que viam seu trabalho e comportamento como satânico.

Pouco tempo depois acontece na banda diversas modificações. Motivados a seguirem seus próprios trabalhos musical e pastoral. Saiam os integrantes (Maradona), (Túlio Régis), e também (Marcio Woody carvalho) que fez participações no teclado nos dois primeiros trabalhos. Daí entraram 2 novos integrantes: (Duca Tambasco), que já havia feito participações no segundo álbum tocando baixo e (Jean Carlos no teclado), que já havia feito show de abertura do Oficina G3 com sua banda anterior. Com “Duca e Jean” na parada a banda prosseguiu fazendo shows e logo partiu para mais uma gravação. A terceira, denominada de “Indiferença” em 1996, considerada a de grande difusão da banda, contando com “Magia Alguma” “Espelhos Mágicos” Gloria” e tantas outras musicas que fizeram grande sucesso e diferença através do CD “indiferença”

Outra modificação que aconteceu e uma das mais notórias, foi á saída do vocalista Luciano Manga pelos mesmos motivos dos demais. Entrando em seu lugar Pedro Geraldo “PG”, este que fez parte da banda nos momentos de maior sucesso, participando de gravações como: “Acústico” 1998, “Acústico ao vivo” 1999 seguido do DVD. Já em 2000 a 2002 são gravados o CD e DVD “O tempo” fase em que a banda mostrava um trabalho pop-rock, período de maior sucesso, obtendo o grande aumento da popularidade, fazendo com que tivesse maior aceitação por parte do publico gospel e secular. Após esta gravação o baterista Walter Lopes decidiu sair da banda para também ter seu próprio ministério. Onde foi chamado para ficar em seu lugar o baterista contratado Luis Fernando “Lufe”.

Em 2003 gravam o CD “Humanos” um dos mais pesados com tendências do pop-rock e New Metal, contendo musicas marcantes e nunca esquecidas pelos fãs como : “Onde Esta?” “Te escolhi” “Apostasia” e “Até quando” mas conhecida como humanos.
Com tantas modificações era possível acreditar que outras poderiam acontecer ao longo da trajetória. E seria exatamente o que aconteceria após uma curta diferença de data. Porém desta vez uma mudança que fez com que os fãs pudessem perceber um abalo na banda. Foi quando “PG” resolveu sair e seguir seu caminho.


Na busca do mais alto, todavia com a recém polêmica da saída do ex-vocalista, a banda continuou obtendo feitos inéditos. Com apenas três integrantes fixos, foi decidido pela banda não adicionar fixamente mais nenhum integrante. E o guitarrista Juninho Afram que desde o primeiro trabalho já cantava, mas como vocal de apoio, decide assumir a função de vocalista principal sem largar a guitarra. Superando todas as expectativas no vocal e cada vez mais surpreendendo com seus solos. Em 2005 é lançado o álbum “Além do que os olhos podem ver” em que a banda passou por brusca transformação no gênero musical. Já era bem notável algumas mudanças passando por, hard rock, glam rock, traços do heavy metal, blues , pop-rock, new metal. Porém desta vez o que se viu foi uma super inovação com a força do metal progressivo cristão. Onde pode ser notado a grande potencia e evolução na sonoridade por parte de todo instrumental e firmeza por parte dos vocais, de Juninho e apoiados por Duca e Jean . Com músicas super agressivas, o CD também contou com baladas bem elaboradas e pesadas. Resultando importantes premiações e turnê pelos Estados Unidos. Neste trabalho a banda contou com a participaç'oes do vocalista (Marcão) da banda Fruto Sagrado na música “Sem trégua” e (Déio Tambasco) na guitarra base.
Após um tempo significativo sem lançar um novo álbum devido uma grande turnê pelo país a fora, seguido da produção detalhada do novo trabalho que viria, a banda lançou seu novo álbum, que chegou as lojas no ano em que completou 20 anos, em 2007 denominado de “Oficina Elektracústika G3”. Já com dois novos integrantes contratados (Alexandre Aposan) na bateria e (Celso Machado) na guitarra de apoio, nos lugares de (Lufe) e (Déio tanbasco). O elektracustika como o nome já diz varia da sonoridade do acústico a instrumentos elétricos. Contando com varias regravações porém super personalizadas, umas com batidas e arranjos de outras e inovados. Sem falar o diferencial obtido com a presença marcante de instrumentos como flauta, trazendo total suavidade no som sem perder totalmente o peso. Com 15 faixas, 9 regravadas e 5 inéditas entre elas “Cura-me” “Adeus” “Eu Lazaro” “Me faz ouvir” “Deserto”. O trabalho possui um grande sentimentalismo. E resultou a banda o quarto disco de ouro.

Meado deste ano é dado a noticia que o Oficina G3 teria um novo vocalista. Logo de inicio os fãs achararam que com a entrada de um novo integrante no vocal, o até então atual Juninho Afram que esta desde o inicio da banda, tivesse saído. Mas para o alívio dos fãs não foi uma substituição, e sim uma soma para a banda. Com a entrada de Mauro Henrique “Maurão”. Juninho que esta na banda desde tempo do vinil, apenas deixou de ser o principal vocalista. Continuando na guitarra e fazendo baking vocal. Somado do alívio, para maior alegria da galera a banda anuncia junto do novo integrante, a gravação do mais novo trabalho “Depois da Guerra”. CD que tem um nome expressivo, e significa segunda a banda “Tudo aquilo que já vivemos, para o que vamos viver. Lutas, Batalhas sim. Porém a alegria chegando ao amanhecer.
Daniel Santos
Quer saber + sobre a história, perfil e agenda de show da banda? Só clicar no Link do site